top of page
  • Facebook Social Icon

Cuidar dos animais também é responsabilidade da saúde pública

Quando cito o Hospital Estadual Veterinário RJ, em uma das minhas proposta é porquê animais tratados significa prevenção à determinadas doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 75% das novas doenças que afetaram as pessoas nos últimos dez anos são de origem animal. As doenças mais comuns são os vermes intestinais e a sarna. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, nos últimos anos, houve um aumento de 17,6% no número de cães e gatos no Brasil.

Há algum tempo, venho estudando esse caso, observei as dificuldades que os protetores e amantes de animais passam; concluí que no Rio de Janeiro além dos donos abandonarem seus animais existe questão de saúde pública.

No Rio de Janeiro, principalmente, bichos são jogados na rua com doenças contagiosas que contaminam o ambiente. Os locais de acolhida que existem na cidade não passam de depósitos de animais. Nos dias atuais é necessário ampliar as campanhas de castração, vacinação e melhorar o serviço público de assistência veterinária e de acolhida. Eu acredito que com a criação do Hospital Estadual Veterinário RJ, iremos ampliar os cuidados e melhorar a situação existente. Aqui no estado não há projetos voltados nos cuidados dos animais. O exemplo que funcionada é em São Paulo, pois existe o Hospital Veterinário e funciona com excelência!

Aqui no Rio de Janeiro, o serviço público hospitalar para humanos deixa a desejar e passa por grandes dificuldades, eu acredito que com uma gestão pública de responsabilidade e comprometida com o Estado, do povo para o povo, iremos conseguir ultrapassar qualquer dificuldades. Vamos fazer a nossa parte, quem não luta pelo o quer, aceita o futuro que vier. Conto com seu voto para colocarmos nosso projeto em ação, estou PREPARADA.


5 visualizações0 comentário
bottom of page